O Dossiê Pelicano - John Grisham - Tomo Literário
John Grisham foi advogado especializado em defesa criminal e processos por danos físicos. É escritor de 22 romances e a temática de seus livros gira em torno do Sistema Judiciário norte-americano e das grandes firmas de direito. Os personagens que recheiam as histórias são juízes, advogados, promotores e outros serventuários da justiça. O escritor vendeu mais de 250 milhões de exemplares em todo o mundo, com livros traduzidos para mais de 29 línguas. Seus títulos figuram nas listas dos mais vendidos. A Publishers Weekly o elegeu o escritor dos anos 90.

Em “O Dossiê Pelicano” (Editora Rocco, 1993, 446 páginas), dois juízes da Suprema Corte são assassinados na mesma noite, com diferença de horas. Abe Rosenberg é o mais velho, com posições liberais. Glenn Jensen, o mais jovem e de espírito conservador. Alguém pretendia afastá-los de alguma decisão em juízo? Estariam envolvidos com algum caso a ser julgado?

Diante da ocorrência dos crimes, que levanta suspeita de que tenham sido praticados pela mesma pessoa, o FBI declara não ter pistas sobre o autor dos homicídios.

Darby Shaw, uma aluna da faculdade de Direito de Tulane, que tem um caso amoroso com seu professor, passa dias pesquisando sobre o assunto. A jovem formula uma tese baseada em seus achados e monta um dossiê. Suas especulações acerca do autor dos crimes leva a um suspeito bastante improvável.

“_ Uma pequena teoria inofensiva sobre quem os matou. Foi levado para Washington no último domingo por um homem chamado Thomas Callahan, professor de direito de Tulane. Ele o entregou a um amigo do FBI e o dossiê passou de mão em mão...”

Tendo o dossiê sido encaminhado à várias pessoas, chegou a passar por mãos que não aprovaram o seu conteúdo. Provavelmente a pessoa envolvida com os assassinatos dos juízes. Além deles, outras pessoas são assassinadas, na tentativa de que o conteúdo do dossiê não seja conhecido pelo grande público.

Após sofrer um atentado, Darby tem de fugir pela cidade, escondendo-se de alguém que a persegue e a deseja eliminar. Após ler reportagem no Washington Post, a jovem estudante procura pelo jornalista Gray Grantham. Ela conta com ele para que publique uma matéria com todo o conteúdo do dossiê e revele o algoz de Abe, Glenn e das outras vítimas. Numa fuga em busca de encontrar sinais que comprovem a tese de Darby eles vivem uma aventura pela comprovação dos acontecimentos e averiguam, inclusive, a participação da Casa Branca nos fatos ocorridos.

Como outros títulos de Grisham, “O Dossiê Pelicano” é um livro envolvente. Tem suspense, tensão e emoção na medida certa e a narrativa revela porque o escritor de “A Firma” (que foi sucesso na adaptação para o cinema) é um escritor de bestsellers. Recomendo o livro com louvor.


Curiosidade

"O Dossiê Pelicano" - The Pelican Brief -  foi adaptado para o cinema. O filme é de 1993 e conta com a participação de Julia Roberts e Denzel Washington

Ficha Técnica
Título: O Dossiê Pelicano
Escritor: John Grisham
Editora: Rocco
ISBN: 85-325-0388-8
Ano: 1993
Número de Páginas: 446
Assunto: Ficção norte-americana


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages