Liderança Fora do Quadrado – Jon R. Katzenbach e Zia Khan - Tomo Literário

Liderança Fora do Quadrado – Jon R. Katzenbach e Zia Khan

Compartilhe
“Liderança fora do quadrado”, de Jon R. Katzenbach e Zia Khan, publicado pela Elsevier/Campus em 2011 (222 páginas) trata da organização (formal e informal) e de como é possível contagiar a equipe para obter os melhores resultados.

Na introdução os autores expõe: “Passamos a entender as organizações formais e informais após décadas de pesquisa, trabalho com clientes e experiência profissional que abrange indústrias, setores e nações.” Tal afirmação corrobora o fato de que não é um trabalho superficial. O que é apresentado no livro sobre a organização informal versus a organização formal, mereceu estudos ao longo do tempo.

O livro apresenta à líderes aquilo que realmente acontece nas empresas e como é importante que a liderança saiba utilizar da informalidade para vencer desafios diários e estratégicos, satisfazer clientes, incluindo a motivação da equipe em busca dos resultados organizacionais.

“Se não há nada que lhe diga que não pode, então pode.”

A formação de redes informais nas organizações muitas vezes são o modo como problemas podem ser resolvidos e obstáculos podem ser superados. Por vezes os colaboradores envolvidos aprendem a lidar com isso de maneira natural, outras após certo sofrimento. Acredita-se, contudo, que qualquer um pode melhorar sua eficácia dentro da empresa.

A organização formal, sem sombra de dúvidas, é necessária. Visão, missão, planejamento, metas, avaliações de desempenho, entre outros são processos formais e, com o passar do tempo, algumas destas podem se perder e/ou estagnar. É daí que a organização informal tende a entrar em cena, como um complemento para fazer dar certo. “Ao criar e sustentar o equilíbrio entre os elementos informais e formais, as organizações podem atingir o melhor dos dois mundos, de modo que promovam vantagens significativas.”

É uma ótima leitura para líderes e administradores que estejam afim de conhecer mais o ambiente em que atuam e compreender exigências do mercado. Os estudos de muitas empresas dão o embasamento aos conceitos apresentados. Um livro para ler e consultar. E como sempre, conhecimento nunca é demais. Bom para o líder que sabe utilizar-se dos mecanismos informais e formais, visando a melhora do desempenho.

Ficha Técnica
Título: Liderança fora do quadrado
Escritor: Jon R. Katzenbach e Zia Khan
Editora: Campus/Elsevier
ISBN: 978-85-352-4395-6
Edição: 1ª
Número de Páginas: 222
Ano: 2011
Assunto: Motivação no trabalho / liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages