Os Goonies - James Kahn - Tomo Literário

Os Goonies - James Kahn

Compartilhe
“Os Goonies”, publicado pela Editora Darkside em 2014, do escritor James Kahn é um livro de filme criado por Steven Spielberg, e como o próprio cineasta descreve, trata-se de “um filme sobre amizade, sobre manter-se unido. O sonho de toda criança é poder estar no controle de seu próprio destino, ainda que apenas por um sábado à tarde. Não seria incrível nunca perdermos esse sonho?” Na visão do diretor de cinema aquilo que um se tornou para o outro é algo especial. Antes de falarmos do livro, objeto do post, gostaria de deixar registrado que o roteiro original do filme é de Chris Columbus.

O livro traz a história de um grupo de garotos. Na adaptação editorial o texto é narrado em primeira pessoa pelo personagem Mikey Walsh, que sofre de asma. Mas, estão lá presentes todos os outros com suas distintas personalidades e seus modos particulares de agir, tais como Bocão, Gordo, Dado, Brand, Stef e Andy.

A vivência pelas quais eles passam ao longo das  240 páginas é uma aventura. Um mapa, pistas, vários segredos para serem desvendados em busca do objetivo. Os garotos se unem para enfrentar os vilões: Fratelli e seu filho monstro que se chama Sloth. Uma forma simples, mas que tem grande efeito e que foi bem construída.

Quando o personagem-narrador conta funciona uma gambiarra para abrir a janela descreve: “Goonies gostam de coisas como essa. Eu acho que é porque nós não podemos controlar nada em nossas vidas, ou no mundo, como uma guerra nuclear ou a fome, ou os lixões tóxicos ou onde podemos estar vivendo na semana que vem ou o que vai ter para o jantar, mas podemos controlar cada detalhe de alguma engenhoca que vamos construir ou de uma piada que vamos dizer ou cada guloseima entre as refeições que vamos atacar.”

Essa peraltice dos garotos mantém neles o espírito de aventura e o laço de amizade, mesmo quando um tira sarro do outro durante a jornada que empreendem juntos. Demonstra bem a maneira aventureira com que vivem a história. Spielberg tem razão: eles querem controlar o seu destino e arrumam uma maneira própria de fazê-lo.

Por basear-se num livro, a leitura deixa aquele gosto de voltar a assistir o filme e atentar-se a detalhes que por vezes criamos em nossa mente na leitura, mas que pode ter escapado na primeira vez que assistimos. Uma aventura juvenil agradável e que parece permanecer atual, embora tenha sido originalmente da década de 1980.

A leitura é válida por vários motivos: pela primorosa edição da Editora Darkside (o meu livro faz parte de um box que veio ainda com os livros dos filmes “Psicose” e “A Volta Dos Mortos Vivos”). Vale também pela história de aventura que tem um ritmo frenético e jovem. Vale pelo despertar da lembrança do filme que foi assistido há muito tempo (no meu caso em específico nem me lembro quando).

Leitura recomendada!

Ficha Técnica
Título: Os Goonies
Escritor: James Kahn
Editora: Darkside
ISBN: 978-85-66636-09-3
Edição: 1ª
Ano: 2012
Número de Páginas: 240
Assunto: Literatura infanto-juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages