Sêneca - Luiz Feracine - Tomo Literário

Sêneca - Luiz Feracine

Compartilhe
"Sêneca - Filósofo Estoico e Tutor de Nero" integra a Coleção Pensamento & Vida, da Editora Escala. Naturalmente, como o próprio nome do livro indica, este volume trata especificamente de Sêneca, o filósofo estoico.

O estoicismo é uma das correntes filosóficas que preponderantemente fez parte do desenvolvimento ocidental. Segundo Sêneca a moral "resulta da natureza racional do ser humano cujo objetivo existencial converge para a conquista da felicidade enquanto desfrute do bem máximo fujo valor supremo manifesta-se no agir do sábio".

A primeira parte do livro aborda Sêneca e seus diferentes aspectos, como filósofo, como educador, sua forma de pensar, apresentação sobre o estoicismo, a crítica do filósofo ao epicurismo entre outros aspectos, incluindo o biográfico. Na segunda parte do livro há textos selecionados. São eles: O Benefício, A Brevidade da Vida, A Constância do Sábio, A Tranquilidade da Alma, Da Vida Retirada, A Vida Feliz e A Clemência. Os textos demonstram muito do pensar filosófico de Sêneca e nos dão a exata dimensão de sua obra e sua influência para a filosofia e para o estoicismo.

A corrente filosófica do qual ele faz parte diz que o fim último do homem é a felicidade, que se realiza com a posse da virtude. Daí decorre o fato de Sêneca ser um crítico dos epicuristas, que acreditam que o homem sembre busca realizar o seu prazer.

Foi Sêneca quem introduziu no estoicismo o conceito de consciência (distinguir entre o bem e o mal) e o conceito de vontade (que difere da razão).

Ler sobre grandes pensadores sempre amplia nosso conhecimento e nossa capacidade crítica. Conhecer mais sobre esse filósofo, seus pensamentos e sua contribuição para a humanidade, certamente faz bem. A coleção da editora é fabulosa e vale a pena ler. Filosofia é libertadora, é para a vida.

Ficha Técnica
Título: Sêneca Filósofo Estoico e Tutor de Nero
Autor: Luiz Feracine
Editora: Escala
ISBN: 978-85-389-0109-9
Edição:
Ano: 2011
Número de Páginas: 192
Assunto: Filosofia

Um comentário:

  1. Esse é um grande filósofo que quero conhecer. Adorei conhecer um pouco do livro e anotei aqui na minha listinha. Ótima resenha.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages