O Ciclista - Walther Moreira Santos - Tomo Literário

O Ciclista - Walther Moreira Santos

Compartilhe
"O Ciclista", de Walther Moreira Santos, foi publicado pela Editora Autêntica em 2008. O livro foi o ganhador do 1º Prêmio José Mindlin de Literatura.

O livro conta uma história de perda e perdão, portanto carregado de impressões acerca das relações humanas. A espera de Caio um dos personagens, que narra o livro em primeira pessoa, nutre esperança, mesmo nas situações em que se vê em pleno desespero.

"Eu queria que Caio me perdoasse por eu ter esperanças. É claro que eu tinha esperanças (como alguém na prisão, no deserto, no campo de concentração, pode respirar sem ter esperanças? E eu estava desesperado a ponto de ouvir uma orquestra conduzindo a triste música do adeus). O desespero, Caio, faz surgir as esperanças mais remotas."

A narrativa do livro é bem construída e apresenta uma mistura de ficção com reflexões de filosofia. Há trechos em que o personagem se fixa em questões apontadas pelo Zen-Budismo. Na medida em que os capítulos vão se passando, nós vamos nos envolvendo com aquela história dos dois homens e toda a delicadeza da relação entre eles. A história vai abraçando o leito que, num primeiro momento pode pensar se tratar de um viés completamente diferente do que vai sendo revelado a cada frase.

Foi uma grata surpresa a leitura de "O ciclista", que adquiri numa daquelas máquinas de venda de livros que ficam espalhadas por algumas estações do Metrô de São Paulo.

Ficha Técnica
Título: O Ciclista
Autor: Walther Moreira Santos
Editora: Autêntica
ISBN: 978-85-7526-347-1
Edição: 1ª
Ano: 2008
Número de Páginas: 124
Assunto: Ficção brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages