Cortejo em Abril - Zulmira Ribeiro Tavares - Tomo Literário

Cortejo em Abril - Zulmira Ribeiro Tavares

Compartilhe
“Cortejo em Abril”, além de ser o nome do livro da escritora Zulmira Ribeiro Tavares, publicado pela Editora Companhia das Letras em 1998, é o título do primeiro texto da publicação.

Texto mais longo do livro trata do dia de um Conserta Tudo (em letra maiúscula, porque assim é chamado pela autora). É contada a história desse homem e sua visão sobre a morte e o enterro de Tancredo Neves. Em meio ao anonimato e suas tarefas que devem ser cumpridas, vemos o impacto do acontecimento (o enterro do político e a mobilização das pessoas) na vida privada daquele personagem, como muitos desse Brasil. O personagem se encerra anônimo, por ser chamado de Conserta Tudo, mas está ali a sua visão sobre um fato real. Convém, contudo, explicitar que é um texto ficcional.

O personagem tem que levar sua vida adiante, mesmo que muitos parem para se despedir de Tancredo Neves, mas também observa que a vida de muitos continua (indiferente a morte de outrem). É assim a vida... ela continua.

Os outros textos publicados no livro são menores, alguns bastante curtos, que embora sejam em prosa tem muito de essência poética. O texto da autora é assim, carrega em cada linha, em cada frase um tom de poesia. Seja para falar de televisão, do dia do Conserta Tudo, do mar ou até mesmo de um guardador de sol, há poesia.

É um livro que dá para ler numa sentada só, mas que deixa uma certa vontade de quero mais. Tem arte no texto marcante da escritora, ela lida bem com as palavras e isso dá ainda mais gosto pela leitura.

Esse é um daqueles livros que compramos sem grandes pretensões e que nos pegam pela qualidade textual.

Ficha Técnica
Título: Cortejo em Abril
Escritor: Zulmira Ribeiro Tavares
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 978-85-7164-814-X
Edição: 1ª
Número de Páginas: 83
Ano: 1998
Assunto: Romance brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages