Na Escuridão, Amanhã - Rogério Pereira - Tomo Literário

Na Escuridão, Amanhã - Rogério Pereira

Compartilhe


Primeiro livro de Rogério Pereira, “Na Escuridão, Amanhã”, foi publicado pela Editora Cosac Naify em 2013.

No livro nos deparamos com a história de uma família destroçada pelo naufrágio de seus valores, ou dos valores que a sociedade espera. Começam vivendo no interior do Sul do Brasil. O casal e seus três filhos vão se angustiando com a vivência, perdendo o contato, deixando a falta de comunicação interromper o frágil laço que os une.

A família ainda carrega em si a angústia de um Deus punitivo, que não tem piedade diante do pecado (que não lhes falta). Na cidade grande, depois de deixar o interior, a família realmente se perde. A degradação humana, a falta de esperança, mesmo ao esperar, a incerteza do dia que virá, tudo isso está presente nos personagens que passam por momentos tortuosos e que revelam o ser humano pelo seu lado menos nobre (segundo as concepções que temos do que podem ser atos nobres). Angústias, perdas, sofrimentos e fatos que perturbam rodeiam a vida dessas personagens.

Há um torpor de sentimentos que são descritos na angústia em que eles vivem. Os fatos que viveram em família e que hora causam revolta, ora causam piedade, ora inquietação e pavor, movem o leitor pela narrativa arrebatadora do escritor. Os fatos são apresentados como a escuridão que surge diante deles, a falta de perspectiva de um amanhã que não parece poder melhorar.

A falta de princípios éticos está no cerne e é colocada de maneira poética pelo autor, que tem um texto impactante, bem enlaçado, arrebatador, como disse acima.

“Quem somos nós, pai? Debaixo do feno, a terra apodrecida, o gosto azedo, o cheiro ruim, quase insuportável. É dali que viemos: do berço infértil, da quentura do solo a gerar vermes.”

É o primeiro livro de Rogério Pereira e um dos mais emocionantes 'primeiro livro' com que me deparei nos últimos tempos. O autor é editor, jornalista e fundador do jornal Rascunho, rara publicação sobre literatura no país.




Ficha Técnica
Título:  Na Escuridão, Amanhã
Escritor: Rogério Pereira
Editora: Cosac Naify
ISBN: 978-85-405-0530-8
Edição: 1ª
Número de Páginas: 127
Ano: 2013
Assunto: Ficção brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages