O Planeta dos Macacos - Pierre Boulle - Tomo Literário
“O Planeta dos Macacos” foi publicado originalmente em 1963. Escrito por Pierre Boulle foi a inspiração para uma das obras mais significativas da cinematografia de ficção científica, que teve Charton Heston como estrela na primeira edição de 1968. Outros filmes, séries e inspirações surgiram depois e obtiveram bastante sucesso.

Um casal viajando pelo espaço se depara com uma garrafa que guarda um manuscrito. Os viajantes logo depois dão de cara com um mundo muito parecido com o Planeta Terra. Um lugar que tem ar, água e flora muito similares ao ambiente terrestre, contudo nesse mundo que descobrem os macacos são seres dominantes. Eles, os macacos, falam, andam, pensam, tem consciência e fazem experimentos com seres humanos. Que por sua vez aparentam ser bestiais e selvagens, e servem aos seres dominantes.

Zira é a macaca que consegue ver algo a mais do humano Ulysse e o auxilia para que possa safar-se de sua prisão. Ao lado de seu marido ela compreende que há algo de extraordinário naquele ser humano que está em cativeiro. E a medida que a narrativa avança, ela vai se imbuindo ainda mais de valorizar as qualidades que vê no homem prisioneiro e o "defende" perante os líderes do grupo de símios.

O livro é um clássico e a publicação da Editora Aleph de 2015, além da história, traz uma entrevista do autor Pierre Boulle dada ao periódico Cinefantastique, um posfácio e um ensaio da BBC News.
Boulle conta na entrevista que teve a ideia de escrever a história a partir de uma visita que fez no zoológico. Lá pode observar como os gorilas tinham feições e expressões muito próximas as dos humanos. Certamente uma ótima inspiração que culminou num livro surpreendente e, posteriormente, num filme também de  qualidade.

Seja pela adaptação cinematográfica ou não, “O Planeta dos Macacos” é uma história fantástica e apresenta certa dosagem de crítica e provoca reflexão sobre o homem (que se vê dominante no mundo em que atua). De pano de fundo temos essa visão sobre o homem inferior ao macaco e sua condição de servidão. Mais do que ficção científica faz pensar, refletir sobre o papel do homem em seu ambiente. Mas não precisamos ler com tal olhar, podemos simplesmente degustar a maravilhosa história contada por Boulle.

É um livro obrigatório para fãs de ficção científica.

Ficha Técnica
Título: O Planeta dos Macacos
Escritor: Pierre Boulle
Editora: Aleph
ISBN: 978-85-7657-213-8
Edição: 1ª
Número de Páginas: 209
Ano: 2015
Assunto: Ficção científica

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages