Sobre a Escrita - Stephen King - Tomo Literário
Escritor de mais de cinquenta best-sellers vendidos em todo o mundo, Stephen King tem prêmios, livros adaptados para a televisão e para o cinema. É aparente que o autor é bastante conhecido por seus livros de suspense e terror. O The Wall Street Journal escreveu que o livro Sobre a Escrita, publicado pela Suma de Letras no Brasil em 2015 trata-se de “um clássico incomparável”.

Muito dessa adjetivação de um livro clássico se deve ao fato de que Stephen apresenta dicas para pretensos escritores, mas não o faz apenas como uma aula ou uma palestra, ou ainda como um curso de escrita criativa. Stephen King mostra ferramentas que o escritor pode utilizar no exercício de seu ofício. Ferramentas linguísticas, processo de criação de um texto, o hábito da leitura. Sem ser massante e enfadonho, Stephen mostra toda a sua experiência sobre o ato de escrever.

Além do escritor que se revela um professor de escrita, ele fala ainda de suas histórias pessoais, da vivência familiar, de seu acidente que quase o impediu de continuar a trabalhar, do envolvimento com álcool e drogas, e fala ainda dos obstáculos que enfrentou para criar ou publicar muitos de seus textos mais consagrados.

Está lá em meio as explicações sobre escrever a vivência prática de um homem que se dedica a isso. Pelo exemplo de sua história e até pelos percalços que passou é possível ao leitor absorver algum aprendizado e enriquecer seu conhecimento.

Ressalto o ponto em que Stephen King fala sobre a leitura. O livro tem grande importância em auxiliar na formação de vocabulário, no repertório, em conhecer novos e diferentes estilos (até os ruins e podem servir para aprender o que não se deve fazer, como não se deve escrever).

Fica clara a paixão que Stephen King tem pelo ato da escrita. E, talvez por isso, e não só por isso, o livro se torna agradável, aguça a curiosidade, desperta e alimenta a vontade de escrever mais. O livro é empolgante e vai para a lista dos livros lidos que podem e devem ser consultados para reforçar conhecimento.

Ao final da publicação é possível ter contato com uma lista de livros que o escritor indica. Na lista há nomes como J.K. Rowling (autora de Harry Potter), Graham Greene, Roberto Bolaño, Liev Tolstói, Salman Rushdie entre outros.

O livro é interessante sobre diversos aspectos. E mesmo quem não quer ou não tem a menor pretensão em ser escritor pode ser agradado pelas memórias de um dos grandes escritores de terror. 

Ficha Técnica
Título: Sobre a Escrita
Escritor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
ISBN: 978-85-8105-277-9
Edição: 1ª
Número de Páginas: 255
Ano: 2015
Assunto: Livros e leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages